terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A ESPIRITUALIDADE DO PADRE DIOCESANO

Um dos desafios na vida do padre é garantir uma espiritualidade que o fortaleça no ministério. Os padres de congregações, ordens religiosas ou institutos seguem a espiritualidade do seu fundador. Mas o padre secular diocesano segue quem? Qual a sua espiritualidade?
Parece óbvio dizer que a vida e a missão de todos os padres esteja ancorada na espiritualidade cristã. Contudo, a espiritualidade do padre diocesa­no está ligada de forma ainda mais direta a Jesus Cristo. E isto sem a intermediação de outros fundadores ou inspiradores. Desta forma, a Bíblia é o livro básico a ser lido, interpretado e vivido.
A pessoa de Jesus “o Bom Pastor” é o modelo do padre diocesano. Pelo contexto de sua ação pastoral, ele caminha como pastor do rebanho, serve, cui­da, acolhe e defende o seu povo. Ele é um comu­ni­cador do Evangelho. Deve, pois, proclamar a Palavra com ousadia e sem temor (Fl 1,14). A exemplo de Jesus, precisa fazer de sua vida uma contínua realização da “caridade pastoral”, sentindo compaixão pelas multidões (Mt 9,35-36), procurando as ovelhas dispersas (Mt 18,12-24), conhecendo-as e chamando-as pelo nome (Jo 10,3).
Todo o padre deve seguir os passos de Cristo (Fl 1,21), cultivar os sentimentos dele (Fl 2,5), pois é o próprio Cristo que vive nele (Gl 2,20). Tem a oportunidade e a missão de ser um servidor. Faz a experiência daquele que fala a Deus junto com o povo (Lc 11,1). Convive no dia-a-dia com o povo que se apresenta como ovelha sem pastor, excluído de tudo e de todos.
Muitas vezes, o padre diocesano sente-se fragili­zado pelos conflitos existenciais. Porém, ele não perder o horizonte da vida. Busca testemunhar o Reino de Deus, mesmo que isto lhe custe sacrifícios e renúncias, inspirado na prática do próprio Jesus histórico.
O padre deve ser um líder, uma luz para iluminar as trevas da vida provocadas pelas injustiças so­ciais. Tem a Palavra de Deus para extrair orientações necessárias para a sua pastoral. Isto lhe dá coragem para enfrentar a pobreza em todas as suas dimensões, as mudanças dentro e fora da Igreja. Assim, estará sempre no caminho de Jesus e será fiel ao seu seguimento. A espiritualidade faz do padre um irmão do povo, alguém que não foge da cruz (Mc 27,10-52).
O povo espera muito do padre. A propósito, deverá desenvolver a capacidade de organização tendo em vista o processo de transformação pessoal e social. Isto será possível pelo que ensina, pelo seu testemunho de vida, abnegação e caridade operante (Lumen Gentium 10). O padre é um filho predileto de Deus, porque os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (Rm 8,14).
Por Pe. Cilto José Rosembach

Nenhum comentário: