terça-feira, 2 de junho de 2009

Mistério do Culto

Síntese: CASEL, Odo. Cuaderno Phase 129: EL MISTÉRIO DEL CULTO EM EL CRISTIANISMO. Barcelona: Centre de Pastoral Litúrgica, 2001, (pag. 03-70).

Destaques no texto:
- O Mistério de Cristo;
- O Mistério como forma de culto;
- A liturgia dos Mistérios.

A Liturgia celebra a vida cristã em encontro com o mistério de Cristo – Mistério Pascal, centro irradiador de todo o anúncio da salvação.
A Teologia deve voltar-se para a vida da Igreja e dela não poderá desvincular-se, pois ela é essencialmente Boa-Nova, Mensagem de salvação, Vida; e depois, a Teologia e a Liturgia devem ser revestidas à luz do mistério de Cristo, particularmente na sua morte e ressurreição, comemoradas na celebração dos Sacramentos, especialmente na Eucaristia. O mistério de Cristo no Cristianismo nos faz compreender o que é o Cristianismo.
Os mistérios revelados encontram-se na oração pública da Igreja; e em cuja fonte a fé real e viva do povo cristão se exprime numa maneira mais completa e mais adequada no cumprimento de um designo eterno de Deus por uma ação que procede da eternidade de Deus que se realiza no tempo e no mundo e tem seu fim mesmo em Deus eterno.
O mistério expressa uma só palavra “Cristo”, como Salvador e Corpo Místico que esta na Igreja. O mistério foi revelado por Deus na encarnação de Cristo assumindo a natureza humana que se manifestou ao homem.
O Mistério é uma realidade sempre atual, e o que importa é que cada fiel saiba orientar-se à fonte da salvação, onde opera o Espírito vivificador que vem de Deus Pai, onde jorra o sangue de Cristo que dá a salvação e vida ao mundo por causa do pecado do homem, o mistério se converteu em uma economia, uma providência redentora. O mistério de Cristo é a ação redentora para a salvação da Igreja que é atraída ao mistério interior do Cristo mistério que faz parte integrante do mesmo centro vital a fé cristã.
O Cristianismo é a revelação do próprio Deus a humanidade, o centro do mistério se encontra no sacrifício e consagração de Jesus.
O sacrifico é Cristo, a Igreja sua esposa. O Cristo oferece seu sacrifício em união com a Igreja que adquiriu purificação com o sangue de seu peito aberto pela espada. Por um sacrifício único é alcançado e realizado de uma vez para sempre a finalidade do sacrifício, vitima transfigurada na glória da Igreja.
Participar sacramentalmente na morte-ressurreição de Cristo equivale a participar de sua vitória sobre o pecado e na vida e na glória que irromperam na ressurreição sobre sua humanidade glorificada assim Igreja participa na ação de Cristo recebendo a ação de maneira mais ativa o sacrifício de seu esposo. A participação é obra da graça e predestinação divina. É pela fé que o incorporamos a Cristo O mistério do Batismo que nos agrega ao corpo místico de Cristo e por onde por primeira vez o cristianismo se encontra com o mistério do culto.
Mistério de Cristo e o encontro e o diálogo que se originam com o Pai, na unidade do Espírito Santo com o Cristo itinerário de Salvação, pois foi exemplo perfeito, modelo para a nossa vida moral. Somos incapazes de alcançar a salvação com forças próprias, só podemos alcançar a salvação por meio de Cristo. Deus é o agente principal e o homem como agente passivo recebedor da ação divina é colaborador do poder de Deus.
A resposta é a instituição dos mistérios do culto, as ações sagradas que realizamos pelo Senhor pelo mistério dos sacerdotes e da Igreja. Por essas ações podemos participar dos atos redentores de Cristo por uma medida tão intensa e tão concreta de uma maneira material e de uma forma completamente espiritual.
O mistério de Cristo se realiza em nós simbológicamente através de formas representativas e figurativas. Mas não através de uma simples aparência, puramente externo e vazio, mas através da comunicação da plena realidade da vida nova que oferece Cristo nosso mediador. A união simbólica do rito e a realidade intrínseca no acontecimento denominam-se a participação a mística do cristão.
O mistério de Cristo e da sua Igreja esta mais clara que na idéia de que a participação depende em grande parte do conceito que se tem de que Podemos dizer que não existe religião sem sacrifício, a religião é o vinculo que se estabelece entre Deus e as criaturas. É Deus que voltasse ao homem e o homem se eleva a Deus essa reciprocidade expressa à realidade por meio do sacrifício. Para o cristianismo o sacrifício representa a forma mais digna do gênero humano, Jesus Cristo se imola na cruz oferecendo-se a Deus como vitima plena.
É no sacrifício da Santa Missa que perfeitamente realiza-se a ação visível de Cristo, atualização do mistério Pascal de Cristo. A encarnação alcança seu ponto culminante na Ressurreição, enquanto aguarda a parusia, a Igreja vive a fé pelos mistérios do culto de maneira a conceber a natureza profunda das celebrações litúrgico-sacramentais, como Mistério, como a História da Salvação.
A Igreja participa da Paixão do Senhor, morrendo pelo pecado e depois através da sua morte vida adquiri a ressurreição. O mistério é expressão objetiva da liturgia Cristã e é, pois o mesmo Senhor quem atua no mistério do culto. A Igreja recebe o depósito de todos seus tesouros para que transmita e distribua a todos os filhos que pelo poder do Esposo lhe dará a vida. É o mistério, ambos nasceram do sangue de Cristo no momento de sua morte e de tal maneira permanecem inseparavelmente unidos. Aqui teremos a razão última ao mistério do culto que se converte na liturgia.
O sacrifício de Cristo é uma realidade pura e simples, as expressões e as formas recebem novo sentido. A liturgia corresponde a Igreja a ação redentora de Cristo sendo a ação da Igreja o mistério revelador posto que ela realize os ritos externos e sensíveis.
O homem deve morrer para que através do ato litúrgico batismal ressuscite e renasça da água e do espírito que é o sopro divino que procede nossa vida sobrenatural. Renascer significa a morte do homem velho que pelo batismo ressurge como homem renovado. É pela liturgia que o caráter sacramental do Batismo e da Confirmação participa do Sacerdócio do Cristo.
Autor: Lucas

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